Entrevista com Rodrigo Marques – Adestrador profissional e Proprietário da Show com Patas – Empresa especializada em Adestramento, Comportamento e Bem-estar animal.
1- Cursos de Adestramento de Cães: Rodrigo, como e quando iniciou sua carreira como adestrador de cães ?
Rodrigo Marques: Primeiramente sem falar da carreira, tive minha primeira experiência em ensinar algo para um cão por volta de 8 anos de idade, quando convenci um doberman super agressivo a encostar na grade do portão de sua casa para receber afagos, sempre esperando um pedacinho de pão que eu carregava para suborná-lo.
Comecei nessa época a ensinar os vira-latas da rua onde eu morava a sentar, buscar meus chinelos e galhos em troca de pedaços de pão também. Mas procurei e encontrei o meu primeiro trabalho com cães em um canil e escola de adestramento onde eu era o lavador e tratador, isso aos 12 anos de idade. Essa foi minha primeira porta no meio do adestramento, onde eu só observava, com o objetivo de um dia me tornar adestrador.
Meu primeiro “curso”, com um adestrador, foi uma permuta de serviços, onde eu lavava seu canil e ele me ensinava a adestrar cães. Me encantei mais ainda quando ele me levou para conhecer o Canil Central da Policia Militar de São Paulo. Ali eu tracei a minha meta.Em pouco tempo, mesmo com 15 anos, eu já adestrava cães na escola desse adestrador. Comprava revistas e fitas de video que falavam de adestramento, livros e etc.
Trabalhei durante muito tempo com adestradores renomados, os quais eu os procurava para ajudá-los no treinamento e manejo de canil em troca de conhecimento. No ano de 2000 participei do meu primeiro seminário internacional e não parei mais.
2- Cursos de Adestramento de Cães: Como você analisa a profissão do adestrador de Cães no Brasil?
Rodrigo Marques: Acredito que os adestradores estão se profissionalizando cada vez mais, investindo cada vez mais em conhecimento, formação e formalização. O nível de cultura e conhecimento dos adestradores está cada vez mais alto e a imagem do adestrador perante a sociedade está cada vez melhor. Claro que existem alguns exceções, mas esses ficarão para traz por não se atualizarem perante tantos cursos disponíveis. Acredito que a ética também está melhorando e o companheirismo aumentando entre os colegas.
3- Cursos de Adestramento de Cães: Em se tratando de sistemas ou métodos de adestramento de cães o que você tem a dizer … O mundo, a sociedade de um modo geral esta sendo direcionada em maior número para métodos e técnicas de adestramento puramente positivos, o que você nos diz a respeito?
Rodrigo Marques: Penso que quanto mais técnicas de adestramento positivo existirem melhor. Ensinar o cão positivamente é o melhor e mais humano dos caminhos. O desenvolvimento de técnicas mais humanas para se ensinar cães positivamente, depende principalmente dos positivistas e é baseado no estudo de adestramento positivo que desenvolvo minhas técnicas de adestramento. Porém, sei até onde posso confiar em uma obediência puramente positiva, já que o cão pode escolher me obedecer e ser recompensado por mim, ou desobedecer e ser recompensado por outro reforço externo maior que o meu, acidentalmente. Na minha opinião um cão altamente treinado em um sistema puramente positivo e que não conhece um reforço negativo funcional ( não estou falando de tortura ou medo), pode não ter uma segunda chance após um atropelamento ou briga por exemplo, e que um simples marcador ou comando negativo permite o controle total e incondicional do cão sem ter que torturá-lo ou traumatizá-lo. Lembro que acredito que o cão sabe ou deve aprender a lidar com o negativo e que um bom adestrador deve saber dosar os reforços mantendo o respeito pela integridade física e mental do cão.
4- Cursos de Adestramento de Cães: Qual sua opinião sobre o método clicker para treinamento animal?
Rodrigo Marques: O método é esplendido e faz parte do sistema de Equilíbrio dos reforços. Por se tratar de um marcador exato do momento em que o comportamento desejado é apresentado, é uma ferramenta fundamental para uma formação rápida e clara para o cão. Acredito que o clicker também auxilia no aprendizado do adestrador, já que mantém sua concentração no momento exato a ser marcado. Lembro que não existe em nosso sistema apenas uma forma de usar o clicker e que indicamos click’s diferentes em momentos diferentes. Utilizamos o clicker também, como reforço continuo e não só como marcadores. Atrelado á ele também utilizo marcador verbal e reforço verbal continuo, para que haja entendimento do acerto em momentos onde não quero utilizar o clicker, somente para não ocupar minhas mãos, já que as utilizo para manipular a soft-line, fazer hand-target e recompensar o cão.
4- Cursos de Adestramento de Cães: “O Equilíbrio dos Reforços” é como você denominou seu Sistema de Adestramento de Cães. E de um modo geral observamos através de suas apresentações e de seus vídeos que você consegue obter resultados extraordinários por meio deste seu sistema, sempre com ética e respeito aos cães. Você conseguiria explanar brevemente sobre o sucesso que tem nos seus cães e de seus clientes através deste seu sistema de adestramento?
Rodrigo Marques: O “Equilíbrio dos reforços” traz uma nova organização ao trabalho de adestramento, formando um novo e diferenciado sistema.
A metodologia vai muito, além disso, sendo esse um breve e simples resumo de nossa filosofia e sistema de adestramento!
4- Cursos de Adestramento de Cães: O Brasil é considerado o segundo maior mercado pet do mundo. E em consequência observamos que isto tem gerado uma grande demanda por profissionais capacitados em compreensão do adestramento e comportamento canino. Que conselho ou orientação você daria aos profissionais que tenham interesse em ingressar na carreira ou ainda aqueles que pretendem aperfeiçoar os conhecimentos?
Rodrigo Marques: Aconselho aos colegas e pretendentes, aprenderem a reconhecer um bom adestrador seminarista pelos seus resultados e caminhos utilizados, não somente com seu próprio cão, mas com todos seus alunos de modo geral. Aconselho a nunca pagar por um seminário sem referências e sem ver resultado do treinamento do seminarista em variados cães. Questionem sempre o sistema empregado pelo seminarista antes de pagar por ele. Eu costumo buscar aprimoramento em seminários de adestradores que sabem transmitir conhecimento e que mostram seus resultados principalmente em vídeos, palestras e em apresentações de modo geral. Observo se seus cães trabalham motivados ou com medo, para ter ideia se ensina de forma positiva.
5- Cursos de Adestramento de Cães: Rodrigo, você esta com uma “turnê” já programada pelo Brasil para que possa disponibilizar as pessoas o seu sistema “O Equilíbrio dos Reforços”… Para que possa ensinar, orientar e conscientizar as pessoas sobre a importância do bem estar animal e do adestramento positivo de qualidade. Deixamos você a vontade para que faça um convite a todos os interessados.