Entrevista c/ Rogério Sandoval Silveira – Consultor Especialista em Adestramento de Cães – Parte 2

Entrevista c/ Rogério Sandoval Silveira – Consultor Especialista em Adestramento e Comportamento de Cães – Parte 2

Continuação da Entrevista com  Rogério Sandoval Silveira –  Consultor  Especialista em Adestramento  e Comportamento de Cães . Para quem conhece Rogério Sandoval sabe de sua paixão com relação aos cães, ao adestramento e comportamento canino, sabe também do profissionalismo que carrega consigo  e de sua indiscutível capacidade em treinar cães e ensinar pessoas. Nas Linhas abaixo confira a 2ª parte da Entrevista com Rogerio Sandoval Silveira !

Rogerio Sandoval Consultor Especialista em  Adestramento e Comportamento  de Cães

Rogerio Sandoval Consultor Especialista em Adestramento e Comportamento de Cães

“Cursos de Adestramento de Cães”:  Em se tratando de Sistemas ou Métodos de Adestramento de Cães o que você nos tem a dizer… Muito ouve-se falar hoje em dia dos métodos puramente positivos. O que você nos diz a respeito? 

Rogério Sandoval Silveira: Estamos falando de seres vivos dotados de inteligência, de seres capazes de fazer opção por determinadas escolhas de acordo com o interesse próprio e momentâneo. Com o conhecimento básico do Condicionamento Clássico, do Condicionamento Operante e da Etologia, se entendermos como podemos transformar essa teoria em prática, o processo de treinar um cão se torna muito mais simples.  

Quando falamos em metodologia, estamos falando de determinadas ações motoras que quando aplicadas sequencialmente, se obtém determinado resultado. Acho que isso vale muito bem para máquinas.  

Para os cães e demais animais, temos que considerar cada individuo único com seu potencial especifico. O que vale é o conhecimento da Psicologia Comportamental Canina, pois isso não é método, mas uma ciência comprovada. Podemos ter na “manga” diversos métodos e ver qual melhor se adaptará àquele individuo. Podemos também escolher diversas metodologias e utiliza-las num mesmo cão. Basta planejar o trabalho e ter domínio da aplicação de cada uma. 

Sobre o trabalho positivo, o mundo do adestramento ruma para isso. O Brasil ficou atrasado durante muitos anos. E para quem sabe procurar, a internet tem ajudado muito a encontrar vídeos e teorias fantásticas. Estamos num processo muito forte de aprender a formar base de treinamento em filhotes através de motivação. Precisamos, além de aprender, divulgar isso para as demais pessoas. Polir o treino também será uma fase importante, mas esse será um segundo aprendizado, pois também não sabemos como dosar a aplicação das correções.

Ver se estamos certos, se estamos conseguindo bons resultados, somente as competições de trabalho e os serviços poderão nos mostrar isso.

“Cursos de Adestramento de Cães” :  Como você analisa o Adestramento de Cães no Brasil desde o inicio de sua carreira até o momento atual e o que você observa para o futuro do adestramento de cães? 

Rogério Sandoval Silveira:  O adestramento de cães no Brasil chegou através do conhecimento trazido pelos estrangeiros refugiados da segunda grande guerra que  se estabeleceram por aqui. Esse conhecimento foi passado aos militares que difundiram para todos os cantos, porém sem a possibilidade do aperfeiçoamento e a troca de informações com os países europeus (berço dessa arte), ficando o adestramento estagnado.

A primeira mudança se deu no principio dos anos 90 através do vídeocassete e com a importação de fitas de vídeo (material didático). Em seguida, começamos a trazer mestres para difundir conhecimento por aqui, e finalmente tivemos uma grande evolução através da chegada da rede mundial – a internet e dos vídeos que nos estimulou a selecionar cada vez mais os verdadeiros mestres para trazerem conhecimento para cá. 

Para o futuro, é complicado fazer boas previsões, pois observamos que não há qualquer interesse por parte dos governantes, e mesmo até os clubes cinófilos, que não arriscam a investir no adestramento. A própria desunião entre o pessoal do meio é algo que atrapalha. Resta sempre a iniciativa privada. Pessoalmente é a forma como enxergo a melhor solução.

Rogerio Sandoval Consultor Especialista em Adestramento e Comportamento  de Cães 02

Rogerio Sandoval Consultor Especialista em Adestramento e Comportamento de Cães 02

“Cursos de Adestramento de Cães” :  O que Você observa com Relação aos Cursos de Adestramento de Cães no Brasil. Como você analisa e o que você orienta a quem tem interesse em Ingressar na Profissão de Adestrador de Cães?

Rogério Sandoval Silveira: A profissão de adestrador não é reconhecida. A maior parte das pessoas inicia trabalhando para outros profissionais para ganhar experiência. Alguns iniciam fazendo um curso.  Eu iniciei e trabalhei durante anos somente como hobby. Estudei muito e corri atrás de conhecimento por conta própria. Acho que um curso profissionalizante pode ajudar muito a você entender por onde começar, porém tenho observado que ainda falta uma base teórica mais forte nos cursos que estão ai no mercado. No meio do adestramento , por questão de ignorância, muita gente ainda não valoriza a teoria. É preciso distinguir achismo de teoria aplicável a pratica e é dessa ultima que estou me referindo, conhecimento científico com aplicação prática.

Quando o aluno passa a entender essa base fundamental, fica bem mais fácil ele refletir se o trabalho pratico está sendo realizado da forma correta. Fica possível planejar melhor o treinamento. Outro ponto fundamental é que racionaliza-se o treinamento e técnicas motivacionais serão melhor aproveitadas. Quem mais vai lucrar com isso será o cão.

Não tem como se aprofundar na prática durante um curso, pois você terá apenas noções. Após o curso será preciso por a mão na massa. O maior diploma que um profissional poderá ter, a maior prova de que ele está apto a treinar cães, em minha opinião, será obtido através do treinamento/formação e titulação de um cão nas provas oficiais de trabalho.

“Cursos de Adestramento de Cães” : O Brasil é o Segundo maior Mercado PET do Mundo. De que forma isto poderia contribuir no Adestramento de Cães de Forma positiva?

Rogério Sandoval Silveira : Tenho duvidas se isso é positivo ou não, pois embora seja tão expressiva essa marca, por outro lado vemos dos maiores índices de abandono de cães no mundo. Vemos também que proporcionalmente poucos donos se interessam em treinar o seu próprio cão, ou seja, a Posse Responsável é muito pouco praticada por aqui. 

Mas eu sou otimista e acredito muito na iniciativa privada. Se eu montar o meu centro de treinamento e puder passar conhecimento a muitas pessoas, poderei estar contribuindo com significativas mudanças.  

Leia também: Entrevista c/ Rogério Sandoval Silveira – Consultor  Especialista em Adestramento  e Comportamento de Cães – Parte 1

GOSTOU DA ENTREVISTA?
ENTÃO CLIQUE AQUI E  COMPARTILHE, CURTA E COMENTE NAS REDES SOCIAIS!!!