O que é BAT, tecnicamente?

O que é BAT, tecnicamente?
Bat - Behavior Adjustment Training -  Treinamento de Modificação Comportamental em Cães

Bat – Behavior Adjustment Training – Treinamento de Modificação Comportamental em Cães

 

BAT é um método que usa dessensibilização sistemática (DS). DS envolve gradualmente acostumar o cão / pessoa / etc. ao gatilho do comportamento através da exposição repetida e relaxamento na presença do estímulo abaixo do limiar de reatividade. DS é uma forma de condicionamento clássico (extinção no sentido clássico, não no sentido comportamental, ou seja, gatilho na sua forma leve, abaixo do limiar de reatividade -> sem evento assustador, com relaxamento). DS pode ser usada com as versões barra aberta e barra fechada do contracondicionamento clássico (CC), mas não necessariamente precisa ser pareada com CC. Por exemplo, DS é uma parte essencial do treinamento BAT.  Na verdade, poderíamos até dizer que o BAT é uma forma de fazer DS com animais sem usar o contracondicionamento clássico.

Para que o cão esteja abaixo do limiar de reatividade sem que a comida esteja presente, a DS no BAT é normalmente feita mais distante do gatilho do que a DS com CC ou com outros procedimentos operantes usando petiscos, como LAT (Look at That – Olhe para Aquilo).

BAT também é Reforço Diferencial de Comportamento Alternativo (DRO) usando recompensas determinadas por uma análise funcional. Nós aumentamos ou diminuímos a exposição ao gatilho (andar em direção ou se afastar), dependendo do que reforçou o comportamento original problemático. Por exemplo, se um cão agressivo por medo oferece um comportamento substituto (geralmente um sinal educado de “pare com isso”), nós marcamos com “yes”, elogiamos e nos afastamos aproximadamente 5 a 6 metros. Se ele latir e avançar, nós o chamamos e recuamos somente a distância necessária que o cão precise para estar abaixo do limiar de reatividade, que pode ser entre 1,5 a 3 metros. Então nós vemos o comportamento substituto e o marcamos com “yes”, elogio e nos afastamos mais 5 a 6 metros. Portanto, os comportamentos problemáticos somente são recompensados com uma pequena distância e os comportamentos substitutos são recompensados com uma distância maior, com um reforço condicionado e com um reforço social por parte do condutor.

Bat - Behavior Adjustment Training -  Treinamento de Modificação Comportamental em Cães

Bat – Behavior Adjustment Training – Treinamento de Modificação Comportamental em Cães

Afastar-se é reforço negativo (R-), elogiar é reforço positivo (R+) e se você der uma recompensa adicional, ela também será um R+. Então BAT é DRO com R- funcional e R+ não funcional. A parte funcional é o que o torna tão poderoso, aliás. Isso faz com que mesmo que seja R-, o nível de aversão ao estímulo possa ser tão baixo, com exposições a estresses que sejam ainda mais baixos do que com DS.

Por estarmos trabalhando com gatilhos que despertam a curiosidade do cão, nós não o expomos ao gatilho, ao invés disso nós permitimos que ele possa engajar com o gatilho ele mesmo. Nosso papel como condutor é prevenir que o cão chegue tão perto que ultrapasse o limiar de reatividade.

Fonte:  Texto original de Grisha Stewart, autora, treinadora de cães, palestrante internacional e criadora do  BAT, um método de treinamento especializado em resolver problemas de Agressão, Medo e Reatividade em Cães. Juntamente com Carly-Loyer e Joey-Iversen, ambas rodam o mundo disseminando as técnicas BAT para adestradores, comportamentalistas, veterinários e proprietários/tutores  de cães.

Texto Traduzido por:  Natália Dias Monteiro – Colaboradora da Equipe “Cursos de Adestramento de Cães”  – Adestradora e Proprietária da Doggy Store (Loja especializada em produtos para cães e equipamentos para adestradores) 

 LEIA TAMBÉM:  É possivel utilizar BAT para um cão medroso ou não agressivo?   CLIQUE E CONFIRA

Seminário Oficial BAT Brasil

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *