Entrevista realizada pela Equipe Cursos de Adestramento de Cães.
Entrevistado: Rogério Sandoval Silveira – Consultor Especialista em Adestramento e Comportamento de Cães. Fundador do ADESTRAMENTO ONLINE.
Rogerio Sandoval Silveira Ministra Palestras, Seminários, Work Shops e Cursos de Adestramento de Cães direcionado a profissionais e proprietários, também possui diversos projetos interessantes voltados a cinofilia nacional – È Coolaborador da Equipe Cursos de Adestramento de Cães.
“Cursos de Adestramento de Cães”: Como e quando você iniciou no adestramento de cães?
Rogério Sandoval Silveira: Quando criança eu tive diversos cães das mais variadas raças e tamanhos, além de outros animais. Eu nasci e morei diversos anos numa casa próxima ao parque Ibirapuera em São Paulo, onde ficava a sede de campo (local de adestramento) da Sociedade Paulista de Cães Pastores Alemães, onde nos finais de semana funcionavam os treinos da entidade e durante a semana tinham diversos profissionais(Adestradores de Cães) que utilizavam a área para treinar cães.
Sem nenhuma duvida, durante anos esse local foi a maior referência do Adestramento no Brasil. Meu irmão ganhou um cão em 1975 e a partir dessa época começou a minha curiosidade, porém somente em 1984 foi quando realmente mergulhei de cabeça no adestramento ao adquirir um Pastor Alemão muito especial.
Foi nessa época também que comecei a trabalhar como figurante (pessoa que faz o papel de bandido, que ensina o cão a morder) e que também comecei a me envolver com a raça Rottweiler. Em seguida comecei a me envolver em vários projetos voltados a ensinar donos a treinarem seus cães e passei por diversas diretorias de adestramento dos clubes. Ainda nos anos 80 eu me envolvi com o Schutzhund (esporte como um triátlon, que hoje se chama IPO) e participei de diversas competições. Em 96 foi a minha primeira viagem à Europa e a partir dai, viajei diversas outras vezes para ampliar meu conhecimento sobre adestramento de cães . Em 2005 tornei-me árbitro de provas de trabalho da CBKC (confederação brasileira de cães).
É preciso deixar claro que durante anos fiz isso apenas como hobby, investindo meu tempo e dinheiro em conhecimento teórico e prático como um verdadeiro apaixonado pelo adestramento. Hoje não sou um adestrador, mas um Consultor Especialista em Adestramento de Cães, meu foco é ensinar pessoas( donos e profissionais). Tenho uma escola voltada a formar pessoas. Tenho também um projeto revolucionário, o Adestramento ON-LINE. Também trabalho como consultor da área comportamental para donos que tem problemas com seus cães, além de montar diversos projetos na área de segurança.
“Cursos de Adestramento de Cães”: Qual e Como foi sua experiência nos vários Clubes de Adestramento no Brasil?
Rogério Sandoval Silveira: Eu “nasci” dentro de um clube pastoreiro e levei essa experiência ao Rottweiler. As coisas eram muito difíceis e as pessoas relutavam muito contra o adestramento. Montamos um grupo de donos treinando seus cães e a partir de 1987 fundamos a primeira entidade de Rottweiler em SP, o DERRESP, realizamos as primeiras provas oficiais da raça. Dai para fundar a APRO (associação da raça) mais tarde, foi um pulo. Participei da diretoria de adestramento da APRO e trouxemos pela primeira vez gente especializada para ministrar seminários de adestramento e cinofilia(dois alemães do ADRK – clube alemão da raça).
Mais tarde, participei por um tempo da diretoria de adestramento da SPCPA (Sociedade Paulista do Pastor Alemão), onde trouxemos mais gente, criamos credenciamento de figurantes, ativamos a prova de BH (importante para a posse responsável) e realizamos diversas palestras voltadas aos donos de cães. Posteriormente eu idealizei e fundei o Schutzhund Sport Clube, entidade totalmente voltada ao adestramento sem distinção de raça, onde realizamos diversas atividades que deram um passo muito importante no avanço do esporte. Recentemente, conjuntamente com o saudoso Dr.Paulo Azevedo, fundamos a Comissão Nacional de Cães de Utilidade e Competição (CNCUC), que cuida do adestramento na CBKC.
Essa experiência me deu bagagem para enxergar com clareza que não temos no Brasil e na América Latina a suficiente cultura cinófila para trabalhar somente com clubes especializados em raças, mas temos que abrir campos de treinamento voltados a todas as raças, cães e pessoas. Temos que ter a mente aberta para dividir espaço com outros esportes de cães. Campos de treinamento abertos a diferentes gostos. Não basta se fechar ao mundo do esporte. Temos que relacionar o adestramento à utilidade publica, seja através da simples posse responsável, ou dos demais e diversos serviços de utilidade publica que o cão pode prestar ao ser humano. Outro ponto importante é que as pessoas ficam fechadas aos cães de raça e a seleção genética. Moramos num país que em termos de cães é miserável, são milhares de cães abandonados e sofrendo maus tratos. Um pouquinho da doação de tempo de cada cinófilo (quem gosta de cães) poderá ajudar muito. A mesma coisa em relação à preservação da natureza.
“Cursos de Adestramento de Cães” : Como foi sua experiência fora do País com o Adestramento de Cães?
Rogério Sandoval Silveira : Viajei diversas vezes. A primeira vez foi em 96, fiquei dois meses e meio na Alemanha, em Berlin, dividindo o tempo entre aprender a língua e acompanhar o adestramento nos clubes da região. Nos finais de semana eu viajava para assistir aos grandes eventos, fazer contatos e ver treinos diferentes. No inicio de 97 voltei para lá três vezes em viagens comerciais (trabalhos com cães) e aproveitava o tempo para também ver treinos.
Em setembro do mesmo ano, voltei para lá para passar mais de um mês na Escola Estadual de Policia Para Condutores de Cães de Serviço em NW. Na época, a mais famosa academia de cães de serviço do mundo. Foi um convite muito especial que eu só tenho a agradecer ao Werner Rapien (então instrutor dessa academia).
Em 2004 eu fui para os EUA para prestar um serviço especial (relacionado a cães) a um grande empresário e aproveitei o tempo durante os 46 dias que passei lá para contatos com o meio do adestramento. Em 2005 fui para a Holanda, Alemanha e Bélgica, assistir aos grandes eventos mundiais e ver treinamentos em clubes. Em 2007, com meu cão Kliff e dois amigos e seus cães, fomos à Bélgica para aprender com os maiores “feras” do país.
Todas essas viagens também serviram para sempre reforçar um pensamento que tenho desde o inicio, que formar cultura é formar pessoas, formar mentalidade e que o conhecimento deve vir de baixo para cima, conforme bem dizia o amigo Paulo Azevedo.
“Cursos de Adestramento de Cães” : Como você analisa a profissão de adestrador de cães em nosso país, no que tange ao Adestramento em Residências?
Rogério Sandoval Silveira : É uma profissão que não é Profissão e mais se parece um bico. O Profissional(Adestrador) precisa estar realmente preparado para atender o proprietário e para que seu conhecimento seja respeitado. O correto seria que o Profissional de Adestramento fosse requisitado antes da compra do cão, para que ele pudesse orientar esse futuro proprietário e prepará-lo realmente para a adoção desse novo amigo no lar. Pós compra, o Profissional deveria majoritariamente instruir o dono a por a mão na massa, ou seja treinar seu próprio cão, sempre sob a supervisão profissional.
Estou montando no município de Limeira uma Escola e um Centro Cinófilo para realizar Cursos Profissionalizantes de Adestramento de Cães realmente muito diferentes de tudo o que foi feito até o momento.
O Adestramento ON-LINE já é uma realidade que eu ofereço, uma enorme fonte de conhecimento e de consultas.
“Cursos de Adestramento de Cães” : Então, nos fale sobre seu Projeto de Adestramento ON-LINE !
Rogério Sandoval Silveira : Esse é um projeto antigo. Sempre tive vontade de escrever um livro e creio que em breve vou poder realizar esse sonho. Há mais de 10 anos participo de algumas listas de Yahoo Grupos ligadas ao Rottweiler e em 2004 formei a Cães de Trabalho que foi um sucesso durante anos. Em 2008 formei outra, mas dessa vez, de forma profissional e voltada a ensinar donos a treinarem seus cães. Em 2009 formei a Adestramento ON-LINE, que hoje conta com mais de 150 participantes de todos os cantos do país.
Ao se cadastrar, o participante recebe uma Senha e um ID de acesso ao site, onde estão armazenadas todas as aulas e demais material didático. Nesse material didático inclui-se o cronograma de aulas que contém toda a base da Psicologia Comportamental Canina – Comportamento Canino, orientação de como levar esse conhecimento à pratica, orientação sobre todos os possíveis e imagináveis trabalhos, serviços, treinamentos do dia a dia, resolução de problemas comportamentais e etc, uma listagem enorme de links de sites ligados ao treinamento de cães, uma listagem de arquivos de assuntos interessantes e uma videoteca formada por links de vídeos de qualidade como jamais vista antes (são mais de 2000 links de vídeos). Foi formada uma verdadeira biblioteca sobre o assunto de forma que temos hoje, além dos alunos, diversos participantes que estão lá pela diversidade e quantidade de informações de qualidade.
Sem receio de falar besteira, no que diz respeito a treinamento de cães esse é um projeto sem similar em toda a internet mundial. Atualmente estou empenhado em passar o projeto para o meu site e instituir o pagamento via cartão de crédito, o que facilitará muito aos participantes.