Como brincar com seu cão?

Como brincar com seu cão?
Como brincar com seu cão?

Como brincar com seu cão?

Muitos acreditam que brincar é coisa de criança e que adultos devem agir de forma séria e controlada. Na minha opinião este tipo de idéia está muito distante da realidade e sinceramente acho que brincar ajuda adultos a se manterem jovens alem de ajudar a relaxar.

Crianças brincam o tempo todo e parecem não levar nada a sério, entretanto muitas dessas brincadeiras tem uma importância enorme na formação dessas crianças, podendo ser o diferencial entre um futuro adulto de sucesso ou um que tem dificuldades no convívio social.

Atualmente no mundo do adestramento canino, a idéia de passividade e submissão tem se popularizado bastante, principalmente por conta da mídia televisiva que inunda os seus consumidores com programas sobre adestramento, nem sempre sendo claros o suficiente nas mensagens que tentam passar.

Eu trabalho na área de adestramento de forma intensa e semanalmente dou aula para cerca de 40 alunos, em aulas em grupo ou individuais. A rotatividade é de geralmente um grupo novo de mais ou menos 20 alunos a cada dois meses, ou seja, 20 começam, e outros 20 terminam, mas na média mantemos um número médio de 40.

Com o aumento da popularidade dos programas e  shows sobre adestramento na televisão  também notei o aumento no número de proprietários que não permitiam que seus cães brincassem ou ficassem exitados. A justificativa era sempre a mesma “ele tem que se manter calmo e submisso”.

O mais estranho em tudo isso, é que quase 100% das aulas que dou são de agility, o que me faz imaginar que o número de “controladores” deve ser bem maior nas aulas de obediência.

Outro fato que me causa estranheza, é que muitos desses cães que estão sendo limitados e constantemente controlados são filhotes e em alguns casos ainda na fase importante de socialização.

Impedir que um filhote brinque é o mesmo que não deixar uma criança brincar, limita as experiências e consequentemente pode gerar adultos com dificuldades.

Como brincar com seu cão?

Como brincar com seu cão?

Todo cão deve aprender a brincar, seja com outros cães, através de encontros supervisionados ou com pessoas através de jogos e exercícios que ao mesmo tempo em que divertem, cansam e distraem, servem para desenvolver uma melhor comunicação e maior confianca.

Mesmo que você não pense em treinar seu cão para participar de competicões em esportes como obediencia ou agility, privar seu cão de brincar vai com frequência gerar cães nervosos e ansiosos, que estão sempre questionando a si mesmos e preocupados.

Muitos dizem que problemas comportamentais são geralmente associados ao temperamento natural e personalidade do cão, mas a falta de estímulos próprios na infância tem um a influencia maior do que a maioria dos treinadores e proprietários reconhece.

Brinque com seu cão e deixe que ele brinque com outros cães e pessoas. Mantenha as brincadeiras dentro de um nível de excitação controlado para evitar que brincadeiras se tornem brigas, entretanto lembre-se que rosnados e as vezes latidos fazem parte da comunicacão natural dos caes e nem sempre querem dizer que seu cão está agindo de forma agressiva

Texto escrito por Dante Camacho

Dante Camacho é Adestrador de Cães, especializado em Comportamento Canino e Adestramento Positivo. Também é competidor a nível internacional  na modalidade esportiva do agility. Atualmente reside no canadá e estará no Brasil a aonde irá ministrar cursos em  SP e em outros estados do país.

GOSTOU DO TEXTO?
ENTÃO CLIQUE AQUI E  COMPARTILHE, CURTA E COMENTE NAS REDES SOCIAIS!!!  

Seminário Oficial BAT Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *